1 evento ao vivo

Angelina Jolie expressa preocupação com refugiados sírios

14 set 2012
10h40
atualizado às 11h08

A atriz americana Angelina Jolie mostrou-se nesta sexta-feira preocupada com as condições de acolhida dos refugiados sírios na Turquia, depois de reunir-se em Ancara com as autoridades turcas e o chefe do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). "Compartilho da preocupação de todos agora que se aproxima o inverno", indicou a estrela de Hollywood.

Angelina Jolie (esq.), e o chefe da Acnur, António Guterres (centro), deixam encontra com autoridades turcas em Ancara
Angelina Jolie (esq.), e o chefe da Acnur, António Guterres (centro), deixam encontra com autoridades turcas em Ancara
Foto: AP

Crise na Síria: origens, capítulos, impasses e destinos
Infográfico: linha do tempo conta a história do conflito na Síria
Especial: luta por liberdade revoluciona norte africano e península arábica

"A violência deste conflito não parece acalmar-se e o número de pessoas que querem cruzar a fronteira continua aumentando, este é um motivo de preocupação para todos nós", acrescentou, depois de reunir-se com o presidente turco Abdullah Gül, na companhia do chefe do ACNUR, Antonio Guterres. "Ninguém quer viver como um refugiado, ninguém quer viver em um acampamento (...) todas estas pessoas perderam sua casa e fugiram de uma violência extrema, perderam sua família", insisitu Jolie.

Na véspera, Jolie, embaixadora da boa vontade do Acnur, visitou o maior campo de refugiados sírios na Turquia, perto da fronteira entre os dois países. A imprensa não foi autorizada a acompanhar a visita de Jolie e Guterres. Angelina Jolie saudou o esforço humanitário da Turquia em relação aos sírios obrigados a se exilar por causa da violência e se declarou impressionada pela generosidade do governo turco.

Na quarta-feira, a atriz visitou um campo de refugiados sírios na Jordânia.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
publicidade