PUBLICIDADE

Mundo

Órgão dos EUA suspeita de uso de dados antigos em teste da AZ

Laboratório informou que divulgará novas informações em até 48h

23 mar 2021 - 17h05
(atualizado às 19h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID) americano afirmou nesta segunda-feira (22) que o laboratório AstraZeneca pode ter incluído informações antigas em uma análise da eficácia da vacina realizada nos Estados Unidos.

Laboratório informou que divulgará novas informações em até 48h
Laboratório informou que divulgará novas informações em até 48h
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Em comunicado, o conselho de monitoramento encarregado de garantir a segurança e precisão dos testes com o imunizante divulgou que os resultados do estudo publicado na última segunda-feira podem ter fornecido uma visão incompleta dos dados.

Segundo a AstraZeneca, o documento divulgado foi baseado em uma análise provisória de dados disponíveis até 17 de fevereiro e revela que a vacina é considerada 79% eficaz na prevenção da Covid-19 e protegeu 100% contra as formas graves e mortes pela doença no ensaio clínico americano, feito com mais de 30 mil voluntários.

Desta forma, o órgão pediu para a AstraZeneca trabalhar com o painel Data Safety Monitoring Board (DSMB), um comitê independente do NIAID, para "garantir que os dados de eficácia mais precisos e atualizados sejam tornados públicos o mais rápido possível".

O laboratório, por sua vez, anunciou hoje (23) que vai divulgar os resultados atualizados para os Estados Unidos em até 48 horas.

Em entrevista à rede ABC para falar sobre a pandemia, o infectologista Anthony Fauci, assessor para a emergência sanitária da Casa Branca, afirmou que a vacina AstraZeneca "é provavelmente muito boa", mas os dados enviados provocaram uma preocupação já que podem ser "um pouco enganosos".

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade