PUBLICIDADE

Mundo

Oregon diz que agentes federais se retirarão de Portland após confrontos

29 jul 2020 - 19h39
Compartilhar
Exibir comentários

A governadora do Estado norte-americano do Oregon disse nesta quarta-feira que o governo federal concordou em retirar agentes de Portland, um passo rumo à superação de um impasse com o presidente Donald Trump a respeito do uso de forças federais, mas o Departamento de Segurança Interna disse que manterá a presença até as condições melhorarem.

Forças federais do lado de fora de tribunal em Portland
29/07/2020
REUTERS/Caitlin Ochs
Forças federais do lado de fora de tribunal em Portland 29/07/2020 REUTERS/Caitlin Ochs
Foto: Reuters

A governadora Kate Brown disse nesta quarta-feira que o governo concordou com uma retirada escalonada de força posicionada em um tribunal federal de Portland após semanas de confrontos entre ativistas e agentes, alguns dos quais não usavam distintivos e foram filmados em flagrante arrastando manifestantes para dentro de vans sem identificação.

A retirada no Oregon coincidiu com o anúncio do envio de forças federais a Cleveland, Milwaukee e Detroit, uma expansão de outro programa criado para conter um aumento de assassinatos e outros crimes violentos em algumas cidades.

"A partir de quinta-feira, todos os agentes da Alfândega e da Proteção de Fronteira e do ICE (Agência de Imigração e Alfândega) deixarão o centro de Portland, e pouco depois começarão a ir para casa", disse Brown em um comunicado.

O Departamento de Segurança Interna disse que concordou com um plano conjunto para acabar com a violência, por meio do qual as forças estaduais e municipais começarão a proteger áreas nos arredores de propriedades federais.

"O departamento continuará a manter nosso efetivo federal atual e ampliado em Portland até estarmos certos de que o Tribunal Federal de Hatfield e outras propriedades federais não serão mais atacados e que a sede da justiça de Portland permanecerá segura", disse o secretário interino do Departamento de Segurança Interna, Chad Wolf, em um comunicado.

O republicano Trump, que busca a reeleição em novembro, vem tentando reprimir os protestos para ressaltar seu foco na lei e na ordem em meio a manifestações e tumultos nacionais desde a morte do negro George Floyd sob custódia da polícia de Mineápolis no dia 25 de maio.

O governo federal mobilizou equipes de agentes táticos em Portland no início de julho para defender o tribunal, provocando críticas de democratas e de grupos de liberdades civis que alegaram força excessiva e abuso do poder federal por parte de Trump.

Brown e o prefeito de Portland, Ted Wheeler, ambos democratas, se queixaram porque nunca solicitaram agentes federais e porque sua presença está piorando a situação junto aos manifestantes.

Protestos de solidariedade se espalharam para outras cidades dos Estados Unidos no final de semana, desencadeando queixas de prefeitos democratas segundo os quais as mobilizações federais estão elevando as tensões em toda a nação.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade