PUBLICIDADE

Mundo

Oposição da Venezuela fará plebiscito sobre Assembleia Constituinte de Maduro em 16 de julho

3 jul 2017 - 13h00
(atualizado às 13h05)
Compartilhar
Exibir comentários

A oposição venezuelana fará no 16 de julho um plebiscito para determinar se os cidadãos apoiam ou não a proposta do presidente Nicolás Maduro de estabelecer uma Assembléia Nacional Constituinte para reescrever a Constituição, disseram à Reuters na segunda-feira duas fontes de oposição.

Manifestantes de oposição em protesto contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em Caracas. 01/07/2017 REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
Manifestantes de oposição em protesto contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em Caracas. 01/07/2017 REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
Foto: Reuters

A consulta popular, que não contaria com o aval do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), será duas semanas antes da eleição dos membros do controverso órgão que estaria acima do restante das autoridades públicas.

"Hoje (segunda-feira) vamos anunciar formalmente", disse à Reuters uma fonte da oposição que pediu anonimato porque não estava autorizado a fazer o anúncio.

Os líderes da oposição planejam se reunir em um teatro em Caracas para fazer o anúncio que, embora não tenha caráter obrigatório, serviria como um termômetro para "mostrar que o país não quer essa Constituinte grotesca", acrescentou.

A oposição e vários países latino-americanos têm criticado a iniciativa de Maduro, por considerarem que ela visa apenas adiar as eleições, incluindo as eleições presidenciais no fim de 2018.

Os oponentes de Maduro estão há três meses protestando nas ruas contra o que consideram uma "ditadura" que acabou com as eleições e prende dissidentes. O presidente, entretanto, diz que as manifestações, em meio as quais cerca de 85 pessoas morreram, busca apenas derrubá-lo.

De acordo com uma pesquisa recente realizada pela empresa local Datanalisis, sete em cada 10 entrevistados são contra a proposta de Maduro para reescrever a Constituição e 75,4 por cento votariam para rejeitá-la.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade