PUBLICIDADE

Oposição convoca protesto por Navalny para 21 de abril

Defesa diz que russo está morrendo na colônia prisional

18 abr 2021
11h32 atualizado às 11h41
0comentários
11h32 atualizado às 11h41
Publicidade

Os apoiadores do opositor russo Alexei Navalny convocaram um protesto para a próxima quarta-feira (21) por toda a Rússia para exigir a liberdade do advogado. A data foi escolhida por ser o dia em que o presidente Vladimir Putin fará um discurso à nação.

Navalny está preso em colônia penal desde o fim de fevereiro
Navalny está preso em colônia penal desde o fim de fevereiro
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"É tempo de agir. Aqui não se trata só da liberdade de Navalny, mas de sua vida", escreveu em seu Facebook um dos líderes do protesto, Leonid Volkov.

A manifestação foi convocada um dia depois da porta-voz do opositor, Kira Yarmish, informar que Navalny "está morrendo" na colônia prisional onde está desde 26 de fevereiro por não receber atendimento médico adequado.

Neste domingo (18), a filha do advogado, Daria Navlnaya, fez um apelo nas suas redes sociais para que seu pai receba a visita de um médico da família.

Nas últimas semanas, a defesa de Navalny anunciou que ele tem duas hérnias de disco e que está perdendo a sensibilidade das mãos por conta de problemas de circulação. O russo anunciou uma greve de fome para receber atendimento médico adequado mas, até o momento, isso não aconteceu.

Navalny está na colônia penal descontando uma pena de 2014 por, supostamente, ter violado sua liberdade condicional. Ele não compareceu perante a um juiz no fim de dezembro do ano passado.

Porém, o advogado não foi à audiência porque estava em tratamento médico na Alemanha após ter sido envenenado em agosto de 2020 na Sibéria. .
   

Ansa - Brasil   
Publicidade
Publicidade