PUBLICIDADE

Mundo

ONU acusa Israel de cometer crimes contra humanidade

Relatório diz respeito à resposta do país aos protestos em Gaza

28 fev 2019 - 09h05
(atualizado às 10h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) acusou Israel nesta quinta-feira (28) de abrir fogo intencionalmente contra civis palestinos durante manifestações no ano passado na Faixa de Gaza, o que pode "constituir crimes de guerra ou crimes contra a humanidade". De acordo com o presidente da Comissão investigadora, Santiago Cantón, "soldados israelenses cometeram violações contra os direitos humanos e o direito internacional humanitário e devem ser imediatamente investigados por Israel". A Comissão afirmou que alguns dos civis mortos ou feridos não representavam uma "ameaça iminente". "Semana a semana, mais de seis mil manifestantes foram atingidos por atiradores de elite militares durante os confrontos", incluindo jornalistas, crianças, portadores de deficientes, profissionais de saúde, entre outros. Embora reconheça a violência significativa das manifestações, o órgão investigador ressalta que elas não podem ser equiparadas a ações de combate, rejeitando substancialmente as alegações de Israel de que eram "atividades terroristas" por grupos armados palestinos. Além disso, a ONU também criticou o grupo palestino Hamas, que comanda a Faixa de Gaza desde 2008, por orquestrar o protesto em massa, que "era de natureza civil, com objetivos políticos claramente declarados". A investigação foi estabelecida em maio de 2018 e apurou as violações e supostos maus-tratos realizados durantes as manifestações que tiveram início em 30 de março de 2018 em Gaza.

ONU acusa Israel de cometer crimes contra humanidade
ONU acusa Israel de cometer crimes contra humanidade
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    Israel, por sua vez, rejeitou o relatório e atribuiu ao Hamas a responsabilidade pelos confrontos e número de vítimas. "O teatro do absurdo praticado no Conselho de Direitos Humanos da ONU produz um documento hostil, falso e parcial contra Israel", disse o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz.

    A tensão da fronteira entre Gaza e Israel continua alta. Nas últimas noites militantes do Hamas voltaram a atacar soldados israelenses com garrafas incendiárias, fogos de artificio e bombas caseiras. Ontem (27), um explosivo lançado de Gaza foi detonado próximo a uma casa de um civil israelense no oeste de Negev. Em resposta, um porta-voz militar de Israel informou que aviões e helicópteros atingiram "alvos terroristas" em um campo militar do Hamas. Nenhuma vítima foi registrada.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade