PUBLICIDADE

Mundo

OMS revoga nomeação de Mugabe como embaixador da Boa Vontade

22 out 2017 - 14h43
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, teve sua nomeação como embaixador da Boa Vontade revogada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), informou a instituição neste domingo.

O anúncio foi feito depois da repercussão negativa da nomeação entre doadores ocidentais da OMS e grupos ativistas.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, nomeou Mugabe para a posição, em sua maior parte de função apenas cerimonial, durante um encontro sobre doenças crônicas no qual os dois estiveram presentes, no Uruguai, na quarta-feira.

Na ocasião, Tedros elogiou o Zimbábue como "um país que coloca a cobertura universal de saúde e a promoção da saúde no centro de suas políticas para prover atendimento médico a todos".

Tedros, no entanto, disse agora em um comunicado ter ouvido aqueles que expressaram preocupação, levando em consideração as "diferentes questões" levantadas pela nomeação.

"Ao longo dos últimos dias, eu refleti sobre minha nomeação do presidente Robert Mugabe como embaixador da Boa Vontade na África. Como resultado, decidi rescindir a nomeação", diz o texto de Tedros.

A decisão foi tomada após consultas com o governo de Harare, sendo "do melhor interesse para a Organização Mundial da Saúde", disse o diretor.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade