PUBLICIDADE

Mundo

OMS pede que países priorizem Covax em vez de vacinar crianças

Tedros afirmou que segundo ano da pandemia deve ser mais letal

14 mai 2021 - 14h59
(atualizado às 15h44)
Compartilhar
Exibir comentários

A Organização Mundial da Saúde fez um apelo nesta sexta-feira (14) para os países não imunizarem crianças e adolescentes contra a Covid-19 e distribuírem as doses para o sistema Covax, iniciativa para ajudar nações pobres a receberem vacinas.

Paquistão recebeu 1,2 milhões de doses por meio do Covax
Paquistão recebeu 1,2 milhões de doses por meio do Covax
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"Entendo que alguns países queiram vacinar suas crianças e adolescentes, mas eu lhes peço para reconsiderar isso e dar vacinas para o Covax", pediu o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Ele advertiu também que a situação epidemiológica e o ritmo de propagação da doença tem indicado que o segundo ano da pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2 está a caminho de se tornar "muito mais mortal" do que o primeiro.

Até o momento, a pandemia já provocou a morte de pelo menos 3,3 milhões de pessoas em todo o mundo desde o fim de dezembro de 2019.

O surgimento de variantes e as campanhas desiguais de vacinação são considerados motivos de preocupação, tendo em vista que apenas 0,3% das doses são destinadas para países vulneráveis.

O diretor da OMS reiterou que muitos profissionais de saúde que estão na linha de frente para combater a pandemia em vários países ainda não foram imunizados, o que é um "reflexo triste da grande distorção no acesso às vacinas" a nível global.

Em diversas ocasiões, Tedros já fez duras críticas aos países ricos por terem o objetivo de imunizar a maior parte de suas populações, sem considerar o fato de os menores de idade terem baixo risco de desenvolverem casos graves da Covid-19.

Enquanto isso, nações mais vulneráveis, como Índia, Nepal, Tailândia ou Sri Lanka, estão enfrentando o pior momento da emergência sanitária.

A declaração é dada na mesma semana que a Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) autorizou o uso emergencial da vacina da Pfizer/BioNTech em adolescentes entre 12 e 15 anos.

Liderado pela OMS, o Covax é um programa de colaboração global para acelerar o desenvolvimento, a produção e o acesso de imunizantes anti-Covid igual para todos os países.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade