PUBLICIDADE

Mundo

OMS inicia negociações para acordo contra pandemias

Objetivo é concluir o documento até 2024

1 dez 2021 - 08h44
(atualizado às 10h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Os 194 Estados-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) concordaram nesta quarta-feira (1º) em iniciar negociações para um acordo internacional que estabeleça diretrizes para combater a próxima pandemia.

O diretor da OMS, Tedros Adhanom
O diretor da OMS, Tedros Adhanom
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Em reunião em Genebra, na Suíça, os países aprovaram uma resolução que cria um comitê intergovernamental para "preparar e negociar" uma "convenção da OMS, acordo ou outro instrumento internacional sobre prevenção, preparação e resposta a pandemias".

O primeiro encontro desse órgão deve ocorrer até 1º de março de 2022 para a eleição de dois copresidentes e quatro vice-presidentes. Um relatório preliminar será apresentado na assembleia anual da OMS em 2023, enquanto o documento final deve ser divulgado na reunião do ano seguinte.

"Precisamos de uma mudança na arquitetura sanitária global para que a comunidade internacional possa responder a futuras pandemias coletivamente, efetivamente e imediatamente", declarou a embaixadora da União Europeia em organismos internacionais em Genebra, Lotte Knudsen.

A pandemia de Covid-19, declarada como tal pela OMS em março de 2020, ficou marcada por ações erráticas dos governos, que muitas vezes preferiram adotar a lógica do "cada um por si" ao invés de seguir uma coordenação internacional.

A Organização Mundial da Saúde também foi criticada por dar indicações pouco claras no início da crise sanitária e também acusada de demorar para declarar pandemia.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade