PUBLICIDADE

Mundo

OMS diz que há planejamento para resgate em três hospitais de Gaza

21 nov 2023 - 10h25
Compartilhar
Exibir comentários

A Organização Mundial da Saúde disse nesta terça-feira que três hospitais no norte de Gaza, região sitiada por Israel, solicitaram ajuda para retirar pacientes e que o planejamento para isso estava em andamento.

Os hospitais têm sido bombardeados no conflito entre Israel e Hamas, e todos os hospitais na parte norte do enclave deixaram de funcionar normalmente, embora continuem a abrigar alguns pacientes que não puderam fugir e os habitantes de Gaza que foram deslocados.

"Estamos vendo três hospitais no norte que pediram para ser esvaziados, mas o ponto importante é para onde? Não há espaço seguro", disse o porta-voz da OMS Christian Lindmeier em uma coletiva de imprensa em Genebra, afirmando que os hospitais do sul já estavam lotados e sofrendo escassez.

Ele afirmou que as solicitações vieram de funcionários do hospital que temem por suas vidas.

"Isso significa que a situação no local se tornou tão terrível que a única alternativa é enfrentar o que eles acham que é morte certa, já que os hospitais estão sendo atacados", disse ele.

"Tirar a assistência médica das pessoas é tirar o último recurso, é tirar a última parte da humanidade. E é isso que está acontecendo neste momento."

Os três hospitais são o Al Shifa, do qual um grupo de bebês já foi resgatado, o Hospital Indonésio e o Hospital Al Ahli, segundo o porta-voz. "Até o momento, o planejamento está em fase de conclusão, sem maiores detalhes", acrescentou, dizendo que era necessária uma coordenação estreita com as partes envolvidas no conflito para garantir que o comboio não fosse atacado, como aconteceu com a Cruz Vermelha Internacional e a instituição médica beneficente francesa Médicos Sem Fronteiras.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade