PUBLICIDADE

Mundo

OMS decide na quinta-feira se coronavírus constitui emergência internacional

22 jan 2020 - 17h29
Compartilhar
Exibir comentários

A Organização Mundial da Saúde disse que vai decidir na quinta-feira se deve declarar uma emergência global devido ao surto de um novo vírus semelhante à gripe com origem na China.

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus
20/05/2019
REUTERS/Denis Balibouse
Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus 20/05/2019 REUTERS/Denis Balibouse
Foto: Reuters

Se isso acontecer, será apenas a sexta emergência internacional a ser declarada na última década.

"A decisão é uma que eu levo muito a sério", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, acrescentando que estava preparado apenas para tomá-la com o volume de informações necessárias e a devida consideração.

A declaração foi feita depois que a OMS realizou uma reunião de um dia de um painel independente de especialistas em Genebra na quarta-feira.

As mortes pelo novo coronavírus da China subiram para 17 na quarta-feira, com mais de 540 casos confirmados, aumentando o medo de contágio de uma infecção suspeita de se originar de animais selvagens comercializados ilegalmente.

Acredita-se que a cepa anteriormente desconhecida desse coronavírus tenha emergido de um mercado de animais na cidade central de Wuhan, com casos agora detectados em lugares tão distantes quanto os Estados Unidos.

Wuhan decidiu suspender suas redes de transporte e aconselha os cidadãos a não deixarem a cidade, informou a mídia estatal na quinta-feira.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade