PUBLICIDADE

Mundo

Ômicron se torna variante dominante nos EUA

Cepa foi responsável por 73% dos novos casos de Covid no país

21 dez 2021 - 09h36
(atualizado às 09h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) revelou que a variante Ômicron foi responsável por 73% dos novos casos de Covid-19 nos Estados Unidos na semana passada, tendo se tornado a cepa dominante da doença no país.

Um teste de Covid-19 sendo administrado em Columbia, nos EUA
Um teste de Covid-19 sendo administrado em Columbia, nos EUA
Foto: EPA / Ansa - Brasil

De acordo com os dados do CDC, a altamente transmissível Ômicron superou rapidamente a variante Delta e já representa 96,3% dos novos casos de Covid-19 nos estados norte-americanos de Washington, Idaho e Oregon.

Em um comunicado, o CDC informou que o grande aumento de casos da Ômicron já era "esperado". Até o momento, apenas Oklahoma e Dakota do Norte não registraram casos da doença nos Estados Unidos.

A Ômicron, que já foi registrada em dezenas de países pelo mundo, foi detectada pela primeira vez na África do Sul no final de novembro. Já em solo norte-americano, o primeiro caso foi confirmado na Califórnia em 1º de dezembro.

Um alto funcionário da Casa Branca confirmou que os Estados Unidos vão distribuir 500 milhões de testes anti-Covid gratuitamente para tentar conter a disseminação da Ômicron.

Americanos no Japão

Ao menos 180 novos casos de Covid-19 foram registrados entre soldados americanos na ilha japonesa de Okinawa, na região sudeste do arquipélago. O surto gerou muita preocupação das autoridades locais.

Um funcionário japonês na base militar de Camp Hansen testou positivo para a variante Ômicron na semana anterior. A ilha de Okinawa é lar de cerca de 70% dos cerca de 50 mil soldados americanos no país. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade