PUBLICIDADE

Mundo

Olaf Scholz apresenta ministros do SPD para novo governo alemão

Novo chanceler assume cargo oficialmente no dia 8

6 dez 2021 - 08h53
(atualizado às 09h03)
Compartilhar
Exibir comentários

O novo chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, apresentou nesta segunda-feira (6) os ministros do Partido Social-Democrata (SPD) que farão parte do governo de coalizão com o Partido Democrático Liberal (FDP) e Os Verdes.

Para o Ministério da Saúde, o escolhido foi Karl Lauterbach, especialista na área e rosto bastante conhecido durante a gestão da pandemia de Covid-19.

Já no Interior, a responsável será Nancy Faeser, a primeira mulher a assumir o cargo na história da política do país.

"Do meu ponto de vista, é hora de atribuirmos uma tarefa tão difícil, ligada à segurança do país, a uma mulher muito experiente e muito familiarizada com o assunto", disse Scholz durante a cerimônia.

Para o Trabalho, o escolhido foi Hubertus Heil e na Defesa, estará a ex-ministra das pastas da Justiça e da Família Christine Lambrecht. O novo governo também terá um novo Ministério da Construção, que estará a cargo de Klara Geywitz, e a ministra da Colaboração para o Desenvolvimento será Svenja Schulze.

Scholz assumirá formalmente o novo governo alemão nesta quarta-feira (8), pondo fim aos 16 anos de mandato da chanceler Angela Merkel e da União Democrata-Cristã (CDU). O governo é chamado de "coalizão do semáforo", sendo vermelho a cor do SPD, amarelo dos Liberais e verde do partido ecologista.

Além dos novos ministros do SPD, já haviam sido anunciados outros cargos importantes. O ministro das Finanças será Christian Lindner, presidente do FDP, e os dois líderes dos Verdes, Annalena Baerbock e Robert Habeck assumirão, respectivamente, as pastas de Relações Exteriores e o "superministério" da Economia, Energia e Clima. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade