PUBLICIDADE

Mundo

Pior ciclone já visto no Hemisfério Sul atinge Ilhas Fiji

20 fev 2016 - 14h04
(atualizado às 15h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: EFE

As Ilhas Fiji, no Sul do Oceano Pacífico, foram atingidas neste sábado (20) pelo mais forte ciclone já sentido no Hemisfério Sul. Foram registradas evacuações em massa, o toque de recolher foi ativado, e a população cobriu todas as janelas com cobertores.

A tempestade, que atingiu a categoria cinco, o nível mais elevado, atingiu a ilha principal de Viti Levu durante a noite, de acordo com o Joint Typhoon Warning Center (JTWC). Desde o início do dia, voos foram cancelados e os centros de evacuação foram ativados.

"Como nação, estamos enfrentando uma provação do tipo mais grave. Temos que ficar juntos, como povo, e olhar uns pelos outros. Estejam alerta e preparados", disse o primeiro-ministro, Voreqe Bainimarama, em discurso nacional.

Com ventos de até 220 km/h e rajadas de até 315 km/h, o ciclone Winston foi o primeiro de categoria cinco a atingir a região, noticiou o jornal Fiji Times.

O Diretor Nacional de Gestão de Desastres, Akapusi Tuifagalele, disse que foram ativados 758 centros de evacuação naquela região, onde vivem cerca de 900 mil habitantes.

O ciclone Winston atingiu hoje a ilha mais a norte de Vanua Levu. Há relatos ainda não confirmados de árvores caídas e telhados de casas arrancados.

As companhias aéreas Fiji Airways, Virgin Australia e Jetstar cancelaram todos os voos para Fiji, destino de férias bastante popular entre australianos e neozelandeses.

O governo impôs um toque de recolher em todo o país, com avisos aos moradores para não saírem de casa.

Há uma semana, o Winston afeta o sul do Pacífico, tendo contornado Vanuatu e Tonga e e seguido em direção a Fiji.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade