PUBLICIDADE

Oceania

Passageiros são resgatados de navio russo preso na Antártida

2 jan 2014 - 06h22
(atualizado às 11h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Os 52 passageiros do navio russo Akademik Shokalskiy, bloqueado desde 24 de dezembro na Antártica, foram resgatados nesta quinta-feira por helicóptero e estão a salvo em uma embarcação australiana.

O capitão do Aurora Australis confirmou que "os 52 passageiros do Akademik Shokalskiy já estão a bordo do barco" australiano, anunciou a Autoridade de Segurança Marítima Australiana (AMSA).

Os passageiros da expedição foram transportados em grupos de 12 12 por um helicóptero do quebra-gelos chinês Xue Long até a embarcação australiana.

Após várias tentativas frustradas, o helicóptero chinês conseguiu iniciar as operações de retirada dos passageiros na tarde desta quinta-feira.

A AMSA, que coordenou a operação, anunciou que todos os passageiros chegaram sãos e salvos ao Aurora Australis às 22h15 (9h15 de Brasília), quase quatro horas depois do início do resgate.

O líder da expedição, Chris Turney, expressou alívio no Twitter. "Conseguimos chegar ao Aurora Australis sãos e salvos. Um enorme agradecimento aos chineses e à divisão antártica australiana por seu trabalho duro", escreveu.

A tripulação do Akademik Shokalskiy permanecerá a bordo até que a embarcação tenha condições de voltar a navegar.

O navio russo, com 22 tripulantes e 52 passageiros a bordo, entre cientistas e turistas, está bloqueado desde 24 de dezembro em uma área situada 100 milhas náuticas ao leste da base francesa Dumont d'Urville.

A operação de resgate começou mais tarde que o previsto em consequência das condições climáticas desfavoráveis, informou a AMSA.

Até então todas as tentativas de resgate haviam fracassado.

Os quebra-gelos mobilizados foram obrigados a retornar pela incapacidade de fraturar as geleiras. Na segunda-feira, o Aurora Australis também foi obrigado a desistir por causa do mau tempo, mas permaneceu na região para coordenar as operações com o quebra-gelos chinês.

O helicóptero fará outras viagens para recuperar material científico e a bagagem dos passageiros

A embarcação estava em uma zona apta para a navegação nesta época do ano, mas uma brusca mudança nas condições climáticas provocou uma deriva para uma zona glacial na qual permaneceu bloqueada.

A missão, que reproduz a expedição histórica à Antártica realizada há um século (1911-1914) pelo explorador australiano Douglas Mawson, havia começado há três semanas.

Os passageiros receberam o ano novo com alegria, cantando um hino que compuseram para dar as boas-vindas a 2014.

Chris Turney contou ter recebido 2014 com uma taça de vinho australiano, e que compor a música ajudou a manter o ânimo na embarcação. "A verdade é que foi bastante assombroso", disse à AFP pelo Skype.

Ele contou ainda que as pessoas a bordo conseguiram organizar atividades de entretenimento, como empacotar o material científico ou algumas aulas de temas variados, como costura e salsa. De acordo com Turney, a situação permitiu que as pessoas presas demonstrassem suas habilidades.

O navio MV Akademik Shokalskiy é visto encalhado no gelo na Antártida
O navio MV Akademik Shokalskiy é visto encalhado no gelo na Antártida
Foto: Reuters

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade