PUBLICIDADE

Oceania

MH370: Austrália diz ter avistado mais três objetos em buscas

Aviões e navios perseguem novas pistas na busca por avião no Índico

26 mar 2014 - 11h46
(atualizado às 12h37)
Compartilhar
Exibir comentários

Autoridades australianas disseram nesta quarta-feira que mais três objetos foram vistos durante as buscas por um avião da Malásia desaparecido no sul do Oceano Índico.

Uma aeronave civil - uma das 12 que vasculham a área a cerca de 2.500 quilômetros a sudoeste de Perth - viu dois objetos, enquanto um avião P-3 Orion da Força Aérea da Nova Zelândia avistou um objeto azul, disse a Autoridade de Segurança Marítima da Austrália (Asma) em sua conta no Twitter.

Nenhum deles foi novamente avistado em novas passagens pela região e nenhum deles tinha, aparentemente, as características de pertencer ao voo MH370 da Malaysia Airlines, disse a Asma.

Mais cedo, a Malásia disse que novas imagens de satélite revelaram mais de 100 objetos na área de busca que podem ser destroços da aeronave.

"Temos agora quatro diferentes pistas por satélites, da Austrália, China e França, mostrando possíveis destroços", disse o ministro interino de Transportes da Malásia, Hishammuddin Hussein, em entrevista coletiva. "É imperativo agora vincularmos os destroços com o MH370".

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/avioes-misterios/" data-cke-420-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/avioes-misterios/">veja o infográfico</a>

As novas imagens foram capturadas na segunda-feira por um satélite francês da empresa Airbus Defence & Space e mostraram 122 possíveis objetos com 1 a 23 metros de comprimento em uma área de 400 quilômetros quadrados de mar, segundo Hishammuddin.

O voo MH370, de Kuala Lumpur a Pequim, sumiu dos radares civis menos de uma hora depois de decolar, e investigadores suspeitam que alguém teria desligado os sistema de localização e comunicação.

Mas radares militares detectaram que o avião fez uma curva para oeste e voltou a cruzar a península da Malásia, aparentemente sob controle de um piloto capacitado.

O vice-ministro malaio da Defesa, Abdul Rahim Bakri, disse ao Parlamento que nenhuma providência foi tomada quando o avião fez a curva porque se presumiu que ele havia recebido uma ordem para regressar a Kuala Lumpur.

Desde o fim da semana, as buscas se concentram num ponto remoto do oceano Índico, cerca de 2.500 quilômetros a sudoeste de Perth (no oeste da Austrália). As buscas nessa área foram suspensas na terça-feira por causa do mau tempo, mas na quarta-feira foram retomadas, envolvendo uma dúzia de aeronaves da Austrália, Estados Unidos, Nova Zelândia, China, Japão e Coreia do Sul.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/quem-estava-a-bordo-do-voo-mh370/" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/quem-estava-a-bordo-do-voo-mh370/">veja o infográfico</a>
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade