PUBLICIDADE

Mundo

Observadores internacionais aprovam eleição presidencial no Quênia em meio a protestos isolados

10 ago 2017 - 12h34
(atualizado às 13h13)
Compartilhar
Exibir comentários

Observadores internacionais elogiaram nesta quinta-feira a eleição presidencial do Quênia, e a missão da União Europeia disse não ter visto sinais de manipulação, apesar das queixas da oposição e de protestos isolados.

Partidária do líder de oposição do Quênia, Raila Odinga, durante protesto em Nairóbi 10/08/2017 REUTERS/Thomas Mukoya
Partidária do líder de oposição do Quênia, Raila Odinga, durante protesto em Nairóbi 10/08/2017 REUTERS/Thomas Mukoya
Foto: Reuters

A polícia lançou gás lacrimogêneo ao entrar em confronto com manifestantes da oposição em um bairro de Nairóbi, mas a maior parte da capital e o restante do país estavam calmos mesmo depois de quatro pessoas terem morrido em episódios de violência na quarta-feira.

O presidente Uhuru Kenyatta obteve uma vantagem considerável, mas seu rival, o veterano líder opositor Raila Odinga, rejeitou os resultados eletrônicos parciais, dizendo que as cifras divulgadas até agora são "fictícias" e que os sistemas de computadores da eleição foram invadidos.

Enquanto esperam que os números finais sejam contados e confirmados, muitos quenianos estão temerosos de uma repetição dos confrontos que mataram cerca de 1.200 pessoas após a eleição contestada de 2007.

Em sua primeira avaliação do pleito de terça-feira, a missão de observação eleitoral da UE disse não ter visto indícios de "manipulação centralizada ou localizada" do processo de votação.

Marietje Schaake, chefe da missão, disse que a UE providenciará uma análise do processo de apuração dos votos em um relatório posterior.

Os resultados provisórios divulgados pela comissão eleitoral mostravam Kenyatta na liderança com 54,3 por cento dos votos e Odinga com 44,8 por cento --uma margem de 1,4 milhão de votos com 97 por cento das urnas apuradas.

A comissão eleitoral do Quênia disse que espera ter todos os resultados consolidados até o meio-dia de sexta-feira e que irá anunciar o vencedor pouco depois disso. O organismo confirmou que houve uma tentativa fracassada de invadir seu sistema.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade