PUBLICIDADE

Mundo

"O povo falou", diz novo líder do Zimbábue

22 nov 2017 - 19h08
Compartilhar
Exibir comentários

O novo líder do Zimbábue, Emmerson Mnangagwa, disse para uma animada multidão em Harare nesta quarta-feira que o país está entrando em um novo estágio de democracia com a remoção de Robert Mugabe como presidente, após quase quatro décadas no poder.

Mnangagwa faz discurso a simpatizantes em Harare
 22/11/2017    REUTERS/Mike Hutchings
Mnangagwa faz discurso a simpatizantes em Harare 22/11/2017 REUTERS/Mike Hutchings
Foto: Reuters

Mnangagwa retornou ao país mais cedo nesta quarta-feira, tendo fugido por sua segurança quando o ex-líder de 93 anos lhe demitiu como vice-presidente há duas semanas para suavizar o caminho de sucessão para sua esposa, Grace.

"O povo falou. A voz do povo é a voz de Deus", disse Mnangagwa a milhares de apoiadores do lado de fora da sede do partido governista, Zanu-PF, na capital.

"Hoje nós estamos testemunhando o começo de uma nova e florescente democracia."

O Zimbábue já foi uma das economias mais promissoras da África, mas sofreu décadas de declínio conforme Mugabe seguia políticas que incluíam a tomada violenta de fazendas comerciais de proprietários brancos e impressão de dinheiro, que levou à hiperinflação.

A maior parte dos 16 milhões de habitantes continua pobre e enfrenta desemprego e escassez de dinheiro, algo que Mnangagwa prometeu reverter.

"Nós queremos crescer nossa economia, nós queremos paz em nosso país, nós queremos empregos, empregos, empregos", disse à multidão. "A vontade do povo irá sempre, sempre prosperar".

Mnangagwa tomará posse como presidente do país na sexta-feira, após a renúncia de Mugabe, que finalmente renunciou momentos depois de o Parlamento iniciar um processo de impeachment visto como a única via legal para forçá-lo a sair.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade