PUBLICIDADE

Mundo

Número de mortos por furacão na Flórida sobe para 29 e buscas continuam

16 out 2018 - 18h27
Compartilhar
Exibir comentários

Mais dez mortos foram confirmados após a passagem do furacão Michael no Estado norte-americano da Flórida, levando o total de mortos a pelo menos 29 enquanto equipes de resgate trabalham para encontrar centenas de outras pessoas que ainda são consideradas desaparecidas. 

Casa destruída por furacão Michael em Fountain, na Flórida
 15/10/2018   REUTERS/Terray Sylvester
Casa destruída por furacão Michael em Fountain, na Flórida 15/10/2018 REUTERS/Terray Sylvester
Foto: Reuters

O Michael, que atingiu o continente na quarta-feira como uma das mais poderosas tempestades já registradas nos Estados Unidos, matou 20 pessoas na Flórida, cinco na Virgínia, três na Carolina do Norte e uma na Geórgia, de acordo com números oficiais. 

Equipes da organização voluntária e resgate CrowdSource Rescue estavam em contato com pessoas apontadas por familiares e amigos na região do desastre, de acordo com Matthew Marchetti, co-fundador do grupo baseado em Houston. Os voluntários ainda não tinham alcançado mais de 1.135 pessoas na manhã desta terça-feira. 

À medida que voltava a cobertura telefônica no local, o número de pessoas consideradas desaparecidas em Mexico Beach, uma das cidades mais atingidas, caiu para três, disse o vereador Rex Putnal. Um dia atrás, mais de 30 pessoas estavam sem comunicação. 

"Esperamos que eles tenham saído e que os encontremos com segurança em algum lugar", disse, antes de se dirigir ao mutirão de limpeza onde equipes aguardavam a chegada de alguns banheiros portáteis. 

"Viver assim é pesado", disse Putnal. "Esse é só o meu quinto dia e não estou acostumado a lavar roupas em uma banheira, sem máquina de lavar ou de secar e comendo apenas sanduíches de manteiga de amendoim e geleia". 

A cidade de 1.200 moradores havia reportado duas mortes até segunda-feira. Equipes de resgate estavam usando cachorros para encontrar corpos que possam estar soterrados sob os escombros. 

Cerca de 200 mil pessoas continuavam sem energia elétrica no sudeste dos Estados Unidos. Residentes de cidades costeiras atingidas eram forçados a cozinhar em fogueiras ou churrasqueiras. 

Pelo menos 80 por cento dos usuários em três condados majoritariamente rurais estavam sem eletricidade na terça-feira. Autoridades dizem que o fornecimento pode demorar semanas para voltar. 

Vários moradores da região estão passando dias sem água encanada ou saneamento básico, à espera de ajuda das autoridades. Algumas pessoas estão acampando em barracas com os pertences que conseguiram salvar. 

"Estou ficando aqui para tentar afastar saqueadores, para tentar salvar o que eu consigo", disse Bernard Sutton, de 64 anos, que passa por tratamento contra um câncer e está morando em uma barraca e em uma minivan quebarada. 

Árvores derrubadas dificultavam o acesso aos atingidos pelo furacão. 

O governo estadual está distribuindo gelo, água e cerca de 3 milhões de refeições prontas, de acordo com o gabinete do governador Rick Scott.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade