PUBLICIDADE

Mundo

Número de mortos pelo furacão Iota aumenta na América Central em meio a esforços de resgate

19 nov 2020 - 16h16
Compartilhar
Exibir comentários

O número de mortos pela tempestade Iota está aumentando lentamente na América Central, e nesta quinta-feira autoridades disseram ter recuperado mais corpos em deslizamentos de terra desencadeados pelas inundações catastróficas que varreram a região já alagada no início desta semana.

Veículos submersos por inundação em La Lima, em Honduras
19/11/2020 REUTERS/Jorge Cabrera
Veículos submersos por inundação em La Lima, em Honduras 19/11/2020 REUTERS/Jorge Cabrera
Foto: Reuters

Quase 40 pessoas morreram na América Central e na Colômbia, e a cifra deve aumentar à medida que os agentes de resgate chegarem a comunidades isoladas. A maioria das mortes ocorreu na Nicarágua e em Honduras.

A tempestade mais intensa já registrada na Nicarágua chegou na noite de segunda-feira como furacão de categoria 4. Ela inundou áreas baixas que ainda se recuperam do impacto do Eta, outro grande furacão que matou dúzias de pessoas na região, duas semanas atrás.

Na manhã desta quinta-feira, autoridades hondurenhas elevaram o número de mortes para 14 depois de confirmarem que oito membros de duas famílias, incluindo quatro crianças, morreram quando um deslizamento de terra soterrou suas casas em um vilarejo de uma região montanhosa povoada pelos indígenas lencas perto da fronteira com El Salvador.

Na Nicarágua, onde a morte de 18 pessoas foi confirmada, esforços de resgate continuam desde que um deslizamento de terra no norte do país matou oito pessoas e deixou desaparecidos.

Embora o Iota tenha se dissipado em grande parte sobre El Salvador na quarta-feira, as autoridades mostravam dificuldade para lidar com as consequências de dias de chuvas fortes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade