PUBLICIDADE

Mundo

Novo grupo de 'refugiados do Papa' chega a Roma

Vaticano já acolheu 67 deslocados com corredor humanitário

16 jul 2020 - 09h59
(atualizado às 11h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo de 10 refugiados afegãos acolhidos pelo papa Francisco desembarcou nesta quinta-feira (16) em Roma, capital da Itália, para iniciar sua nova vida sob proteção da Igreja Católica.

Refugiados chegam em Roma graças a corredor humanitário organizado pelo Vaticano
Refugiados chegam em Roma graças a corredor humanitário organizado pelo Vaticano
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Os deslocados internacionais pertencem a quatro famílias e estavam em Lesbos, ilha da Grécia situada no Mar Egeu, porção oriental do Mediterrâneo.

O grupo se junta aos 57 refugiados já transferidos pelo Vaticano desde abril de 2016, quando o Papa visitou Lesbos. Os 10 deslocados internacionais deviam ter embarcado para Roma em dezembro passado, mas não conseguiram devido a problemas burocráticos.

Depois, ficaram bloqueados em função da pandemia do novo coronavírus, que colocou a Itália inteira em lockdown por quase dois meses. A viagem foi organizada pela Esmolaria Apostólica, dicastério vaticano responsável pelas obras de caridade do Pontífice, e pela Comunidade de Santo Egídio.

"Os corredores humanitários não acabaram. Houve uma longuíssima espera para essas famílias, parecia que tudo estava fechado, mas essa é uma grande esperança", declarou o fundador da comunidade, Andrea Riccardi.

Com isso, o corredor humanitário criado pelo Vaticano já levou 67 refugiados da Grécia para Roma, sendo que os 12 primeiros viajaram no próprio avião do Papa, em 16 de abril de 2016. O novo grupo de 10 deslocados inclui uma família com pais e dois filhos, um jovem casal, uma viúva com seus dois filhos e um homem solteiro.

Todos eles ficarão em regime de quarentena por 14 dias para afastar o risco de possíveis transmissões do novo coronavírus. 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade