PUBLICIDADE

Mundo

Novo encontro entre Donald Trump e Kim Jong Un pode levar algum tempo, diz assessor

10 mar 2019 - 13h32
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos EUA, Donald Trump, está aberto para uma terceira cúpula com o líder norte-coreano Kim Jong Un, mas pode ser necessário algum tempo antes que isso ocorra, disse o assessor de segurança nacional de Trump no domingo.

    Falando para a ABC, John Bolton disse que os Estados Unidos não têm ilusões sobre as capacidades da Coreia do Norte, mas Trump continua confiante em seu relacionamento pessoal com o líder norte-coreano.

    Os comentários de Bolton foram feitos depois que dois institutos de inteligência dos EUA e a agência de espionagem de Seul disseram na semana passada que a Coreia do Norte estava reconstruindo um local de lançamento de foguetes em Sohae, no oeste do país.

Também houve relatos do serviço de inteligência da Coreia do Sul sobre novas atividades em uma fábrica em Sanumdong, perto de Pyongyang, que produziu os primeiros mísseis balísticos intercontinentais da Coreia do Norte capazes de chegar aos Estados Unidos.

Bolton se recusou a discutir esses relatórios ou dizer se um novo lançamento de mísseis norte-coreanos iria afundar o envolvimento com os Estados Unidos. Ele disse, no entanto, que foi um erro supor que a Coreia do Norte iria "automaticamente" cumprir suas obrigações.

    "O presidente está confiante em seu relacionamento pessoal com Kim Jong Un. Ele investiu muito tempo na tentativa de desenvolver esse relacionamento", disse Bolton à "This Week", da ABC.

    "Ele disse que está aberto para uma terceira cúpula, nenhuma foi marcada, e pode ter que passar algum tempo. Mas ele está preparado para se envolver novamente porque acha que as perspectivas para a Coreia do Norte estão tentando convencer Kim Jong Un a aceitar se desnuclearizados é realmente espetacular ", disse Bolton.

    Trump disse a repórteres na sexta-feira que ficaria desapontado se Pyongyang retomasse o teste de armas e reiterou sua crença em seu bom relacionamento com o líder norte-coreano, apesar do recente colapso de sua segunda cúpula em Hanói.

    A Coreia do Norte congelou testes nucleares e de mísseis desde 2017, e Trump apontou isso como um resultado positivo de quase um ano de envolvimento de alto nível com a Coreia do Norte.

    Bolton disse que acha que Kim tem uma "ideia muito clara", sobre a visão de Trump sobre testes de mísseis. A inteligência dos EUA está constantemente observando a Coreia do Norte, disse ele.

    "Nós vemos exatamente o que eles estão fazendo agora. Vemos isso sem pestanejar e não temos ilusões sobre quais são suas capacidades", disse ele.

    Bolton disse que não tinha conhecimento de nenhum contato recente dos EUA com a Coreia do Norte, mas que ele estaria falando na segunda-feira com seu colega sul-coreano, que pode ter estado em contato com o Norte.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade