PUBLICIDADE

Mundo

Novas fotos de Boris Johnson reacendem polêmica de festas durante lockdown

As imagens, obtidas pela ITV News, foram feitas em uma reunião para homenagear o então diretor de Comunicações de Downing Street, Lee Cain

23 mai 2022 - 15h14
(atualizado às 15h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Premiê do Reino Unido, Boris Johnson, em Londres
16/11/2021 Daniel Leal/Pool via REUTERS
Premiê do Reino Unido, Boris Johnson, em Londres 16/11/2021 Daniel Leal/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

Novas fotografias do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, bebendo em uma festa de despedida em sua residência oficial de Downing Street foram publicadas, reacendendo as acusações da oposição britânica de que o governante violou suas próprias regras de lockdown contra a covid-19.

As imagens, obtidas pela ITV News, foram feitas em uma reunião para homenagear o então diretor de Comunicações de Downing Street, Lee Cain, que estava de saída do cargo em novembro de 2020, um evento anteriormente investigado pela polícia por potenciais violações da lei.

As fotografias de segunda-feira mostram Johnson fazendo um discurso e pedindo um brinde, com um copo meio cheio nas mãos, diz a ITV.

Naquela época, grandes reuniões com pessoas fora de uma residência própria estavam proibidas após a Inglaterra ter entrado novamente em um regime de lockdown nacional por conta do aumento de casos de Covid-19.

A Reuters não conseguiu verificar de forma independente quando ou onde as fotos foram feitas. O gabinete de Johnson disse que a polícia teve acesso a todas as informações durante a investigação, incluindo fotos.

Johnson não foi multado por participar do evento em novembro de 2020, embora tenha recebido uma notificação de punição fixa por uma reunião em Downing Street para comemorar seu aniversário em junho daquele mesmo ano, um evento que, segundo ele, não durou mais de 10 minutos.

O primeiro-ministro pediu desculpas pelo que classificou como um erro, mas se recusou a renunciar por conta da questão.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade