PUBLICIDADE

Nova Zelândia legaliza uso medicinal da maconha

Parlamento aprovou lei que autoriza o acesso à substância para pacientes com dores crônicas

11 dez 2018 - 07h56
Compartilhar
Exibir comentários

O parlamento da Nova Zelândia aprovou nesta terça-feira, 11, uma lei que autoriza o uso medicinal da maconha. De acordo com a nova regra, o acesso será condicionado a pacientes com dores crônicas com receitas médicas.

O texto, uma emenda à Lei de Abuso de Drogas, elimina a definição do cannabidiol como droga controlada e a converte em um medicamento fornecido sob prescrição. Com isso, as empresas de maconha medicinal poderão produzir seus produtos tanto para o mercado local como para exportação.

Pesquisas indicam bons resultados da maconha para tratar dores, mas faltam mais estudos
Pesquisas indicam bons resultados da maconha para tratar dores, mas faltam mais estudos
Foto: Vitorino Junior / Photopress / Estadão Conteúdo

"A regulação, normas para licenças e os critérios de qualidade dentro de um ano a partir da entrada da lei em vigor", explicou o ministro da Saúde neozelandês, David Clark.

Com a aprovação da nova legislação, a Nova Zelândia se tornou o segundo lugar na Oceania a legalizar o uso medicinal da maconha. Em 2016, o Estado de Victoria, na Austrália, liberou a utilização.

Pesquisas, entre elas um estudo publicado em 2015 no periódico Journal of the American Medical Association, mostram que a maconha registrou resultados positivos durante tratamentos de dor crônica. Apesar disso, ainda existem dúvidas sobre os efeitos secundários.

Veja também

Top News: May adia "indefinidamente" voto sobre Brexit no Parlamento britânico:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade