PUBLICIDADE

Mundo

Nova operação investiga cidadania a brasileiros na Itália

Polícia fez busca em escritório da Prefeitura de Lauriano

18 jul 2019 - 13h25
(atualizado às 14h15)
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia da Itália fez nesta quinta-feira (18) uma operação de busca e apreensão no escritório de registro civil da Prefeitura de Lauriano, nos arredores de Turim, no âmbito de uma investigação sobre irregularidades em processos de reconhecimento de cidadania para brasileiros.

Vista de Lauriano, nos arredores de Turim
Vista de Lauriano, nos arredores de Turim
Foto: Wikimedia Commons/Sergio Sapetti / Ansa - Brasil

O inquérito é conduzido pelo Ministério Público de Ivrea e apura as hipóteses de falsificação de documento público e corrupção. As irregularidades estariam ligadas sobretudo a 30 processos de certificação de residência dos candidatos à cidadania.

Segundo dados do Ministério do Interior elaborados pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat), os brasileiros respondem por 85% dos pedidos de reconhecimento de cidadania por direito de sangue (jus sanguinis) feitos em solo italiano em 2017: 7.014, de um total de 8.252 - os números excluem os procedimentos feitos pela rede consular.

Para realizar o reconhecimento na Itália, é preciso fixar residência no país durante a tramitação do pedido, que pode levar alguns meses. Diversas investigações já levaram até à revogação das cidadanias de centenas de brasileiros por corrupção e irregularidades na certificação da residência. 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade