PUBLICIDADE

Mundo

Nova lei para motoristas particulares gera protestos em Roma

As novas regras ainda serão votadas no Senado da Itália

18 dez 2018 - 21h39
Compartilhar
Exibir comentários

O centro histórico de Roma, na Itália, foi blindado pela polícia nesta terça-feira (18) para conter manifestantes do serviço de motoristas particulares, o Noleggio com Conducente (Aluguel com Motorista, NCC), que protestam contra uma nova lei que, segundo o grupo, colocará em risco a categoria. O ato foi organizado para tentar barrar a votação no Senado italiano de uma emenda que mudará as atividades dos motoristas de aluguel. A parte do projeto que tem sido mais contestada é a ordem para o motorista retornar para a garagem no final de cada corrida. Essa regra proibiria o NCC de aceitar qualquer outro passageiro após uma viagem, como ocorre normalmente com os taxistas. Segundo relatos, uma delegação se reuniu com o vice-ministro dos Transportes, Edoardo Rixi, mas nenhum acordo foi alcançado.

Papa nomeia Andrea Tornielli para Dicastério de Comunicação
Papa nomeia Andrea Tornielli para Dicastério de Comunicação
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    "Expressamos nossa total insatisfação após a reunião", disse o presidente da Associação Nacional das Empresas de Transporte de Passageiros (Anitrav), Mauro Ferri.

    Segundo o representante dos condutores, a norma é composta de alguns itens críticos constitucionais. "Não nos moveremos daqui até que tenhamos uma resposta positiva", ressaltou. Centenas de pessoas bloquearam a Piazza Venezia e a Piazza della Repubblica, no centro da capital italiana. De acordo com as autoridades, um carabineiro teria sido cercado por cerca de trinta pessoas. Agentes da tropa de choque intervieram para protegê-lo. O acesso à Piazza Venezia foi barrado.

    Por sua vez, o sindicato dos taxistas denunciou a violência.

    "Estamos informando ao Ministério dos Transportes que existem numerosos NCC maliciosos em Roma e Milão, que entram em táxis com a intenção de danificar os carros. Pedimos aos nossos colegas taxistas para não cederem à provocação", diz o texto.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade