PUBLICIDADE

Mundo

Nigéria liberta mais de 1 mil pessoas raptadas pelo Boko Haram

Ofensiva do Exército ocorre após grupo sequestrar 110 meninas

27 fev 2018 - 12h55
Compartilhar
Exibir comentários

O Exército da Nigéria anunciou nesta terça-feira (27) a libertação de mais de 1.100 pessoas, incluindo mulheres e crianças, que foram sequestradas pelo grupo fundamentalista islâmico Boko Haram.

    O resgate acontece durante várias operações realizadas ontem (26) em diferentes áreas da região do Lago Chade, próximo de Camarões. De acordo com o oficial militar Onyema Nwachukwu, 35 integrantes do grupo terrorista foram mortos na ofensiva do Exército e uma grande quantidade de armas foi apreendida.

    A ofensiva acontece uma semana depois que cerca de 110 meninas foram sequestradas de uma escola de Yobe, após um ataque no último dia 19 de fevereiro. Em abril de 2014, o Boko Haram raptou 276 meninas do dormitório de uma escola em Chibok.

    Durante o transporte, 57 delas conseguiram escapar.

    O caso provocou comoção mundial e deu origem à campanha "Bring Back Our Girls" ("Tragam nossas garotas de volta", em tradução livre), promovida até pela ex-primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama.

    Os jihadistas nigerianos, aliados em 2015 com o Estado Islâmico (EI), em 10 anos conquistaram milhares de seguidores e mataram entre 15 e20 mil pessoas.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade