Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Nicarágua retira nacionalidade de 135 prisioneiros deportados e confisca propriedades

10 set 2024 - 19h05
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Nicarágua disse nesta terça-feira que retirou a nacionalidade de 135 nicaraguenses que foram libertados da prisão na última semana e deportados para a Guatemala, e ordenou o confisco de suas propriedades.

A Suprema Corte do país centro-americano disse que as pessoas haviam sido condenadas por crimes relacionados a ataques a "soberania, independência e autodeterminação do povo nicaraguense".

Disse também que o confisco dos seus ativos era uma maneira de compensar pelos danos causados por suas "atividades criminais".

Entre os prisioneiros libertados estão 13 membros da organização missionária texana Mountain Gateway, leigos católicos e estudantes, de acordo com o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan.

A Casa Branca pediu que a Nicarágua libertasse os prisioneiros por motivos humanitários. Os EUA disseram na segunda-feira que não fizeram nenhuma concessão à Nicarágua em troca da liberação.

O último êxodo massivo de prisioneiros políticos da Nicarágua aconteceu em fevereiro do ano passado, quando 222 prisioneiros -- incluindo importantes críticos do governo -- foram enviados aos Estados Unidos e perderam a nacionalidade.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade