PUBLICIDADE

Mundo

Netanyahu e Gantz aceitam negociar governo de união em Israel

Líderes se reúnem hoje (24) para discutir proposta de acordo

24 set 2019 - 14h23
(atualizado às 14h27)
Compartilhar
Exibir comentários

O atual primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e seu opositor, o ex-general Benny Gantz, aceitaram negociar um possível governo de coalizão após não conseguirem apoio para garantir uma maioria no Knesset, o Parlamento israelense. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (23) depois de uma reunião entre os líderes e o presidente Reuven Rivlin. Na ocasião, o mandatário israelense pediu união para os políticos para evitar a convocação da terceira eleição legislativa.

Netanyahu e Gantz aceitam negociar governo de união em Israel
Netanyahu e Gantz aceitam negociar governo de união em Israel
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    No pleito do último dia 17 de setembro, o partido centrista Azul-Branco, de Gantz, conquistou 33 das 120 cadeiras do Parlamento, seguido pela legenda de direita Likud, de Netanyahu, com 31 assentos. Nenhum líder conseguiu maioria absoluta de 61 cadeiras. "Um governo não seria estável a menos que incluísse esses dois partidos. Tenho a impressão de que essa é a vontade do povo.

    Devemos trabalhar para um governo que ofereça estabilidade e diálogo, que cure as feridas do país", afirmou Rivlin. Hoje(24), representantes dos dois partidos se reúnem para discutir a proposta do possível acordo. Gantz e Netanyahu devem revezar no cargo de premier primeiro. "As pessoas votaram a favor de uma mudança e não temos a intenção de deixar de ser nós para liderar o governo", ressaltou Gantz.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade