Navio petroleiro ligado a Israel é atingido por aeronave na costa da Índia
Um navio mercante ligado a Israel foi atingido por uma aeronave não tripulada na costa oeste da Índia, afirmou neste sábado a empresa britânica de segurança marítima Ambrey, no primeiro ataque do tipo longe do Mar Vermelho desde o início da guerra na Faixa de Gaza.
Um incêndio no petroleiro de bandeira liberiana foi extinto, sem deixar feridos, após o incidente a 200 quilômetros a sudoeste da cidade indiana de Veraval, informou a empresa. Alguns "danos estruturais também foram reportados e água entrou a bordo", acrescentou.
Uma autoridade da Marinha Indiana disse à Reuters que atendeu a um pedido de socorro na manhã deste sábado.
"A segurança da tripulação foi garantida. A Marinha também despachou um navio de guerra para chegar à região e prover a assistência necessária", afirmou a autoridade, que pediu para não ser identificada.
A agência de notícias indiana ANI, da qual a Reuters é acionista minoritária, identificou o petroleiro como o MV Chem Pluto, que carregava petróleo saudita. Citando autoridades de defesa da Índia, a agência informou que o navio tinha cerca de 20 indianos a bordo.
Um rastreamento da Reuters mostrou que o navio seguia para o porto de Mangalore, no sul indiano.
O incidente ocorre em um momento no qual houthis, apoiados pelo Irã, estão atacando embarcações com drones e mísseis no Mar Vermelho, em apoio aos palestinos cercados por forças israelenses na Faixa de Gaza.
As empresas marítimas se viram, assim, forçadas a levar seus navios comerciais a contornar o Cabo da Boa Esperança, na África do Sul.