PUBLICIDADE

Mundo

Navio da Marinha dos EUA "destruiu" drone iraniano no Golfo Árabe

18 jul 2019 - 20h46
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos informaram nesta quinta-feira que um navio da Marinha norte-americana "destruiu" um drone no Estreito de Ormuz após a aeronave ameaçar a embarcação, mas o Irã disse não ter informações sobre ter perdido um drone. 

Presidente dos EUA, Donald Trump, fala com jornalistas na Casa Branca
18/07/2019 REUTERS/Kevin Lamarque
Presidente dos EUA, Donald Trump, fala com jornalistas na Casa Branca 18/07/2019 REUTERS/Kevin Lamarque
Foto: Reuters

No último episódio da escalada de tensões no Golfo Árabe, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em um evento na Casa Branca que o drone havia passado a menos de mil metros do USS Boxer e ignorado "múltiplas chamadas para recuar". 

"Essa é a última de muitas ações hostis e provocativas do Irã contra embarcações operando em águas internacionais. Os Estados Unidos se reservam o direito de defender nossas equipes, instalações e interesses", disse Trump. 

"O drone foi imediatamente destruído", acrescentou. 

O Ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, disse a jornalistas na sede da Organização das Nações Unidas que "não temos informações sobre a perda de um drone hoje". 

O Pentágono disse em um comunicado que o USS Boxer, um barco de assalto anfíbio, havia tomado "ações defensivas" contra um drone na manhã de quinta-feira enquanto o Boxer se locomovia pelo Estreito de Ormuz. 

"Avaliamos que seja um drone iraniano", disse a comandante Rebecca Rebarich, uma porta-voz do Pentágono.

As tensões na região do Golfo estão em alta e há temores de que Estados Unidos e Irã cheguem a entrar em guerra.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade