PUBLICIDADE

Mundo

'Navalny está morrendo', acusa porta-voz de opositor russo

Segundo Yarmish, falta de tratamento adequado na prisão é motivo

17 abr 2021 - 13h53
(atualizado às 14h23)
Compartilhar
Exibir comentários

A porta-voz do opositor russo Alexei Navalny, Kira Yarmish, afirmou neste sábado (17) que o advogado "está morrendo" na colônia prisional em que está na Rússia.

Navalny está preso desde 26 de fevereiro em uma colônia penal
Navalny está preso desde 26 de fevereiro em uma colônia penal
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"As pessoas evitam a palavra 'morrer'. Mas, agora Alexei está morrendo. Nas suas condições, é uma questão de dias", acusou a representante.

Há semanas a defesa do opositor russo vem cobrando um tratamento de saúde mais adequado a Navalny, detido no presídio desde o fim de fevereiro. Há cerca de 10 dias, a advogada Olga Mikhailova informou que seu cliente está com duas hérnias de disco e perdendo a sensibilidade nas mãos por conta do tratamento inadequado que ele recebe.

Navalny chegou a anunciar uma greve de fome para receber o atendimento necessário, mas nada foi feito. Ele chegou a ser internado, no início do mês, em um centro médico da colônia prisional por apresentar dificuldades respiratórias e febre em meio a um surto de tuberculose em sua ala.

O opositor russo foi preso em 17 de janeiro, quando retornou da Alemanha, e, até 26 de fevereiro, permaneceu preso em Moscou. De lá, foi enviado para uma colônia penal a cerca de 150 quilômetros da capital russa, onde está até o momento.

Em 23 de março, a Justiça determinou que ele cumprisse dois anos e meio de detenção em regime fechado por não ter cumprido sua liberdade condicional e não ter comparecido perante a um juiz de custódia no fim de dezembro do ano passado.

No entanto, ele não foi à audiência porque estava em Berlim em tratamento médico após um envenenamento sofrido por ele agosto de 2020 na Sibéria. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade