PUBLICIDADE

Mundo

Naufrágio na ilha de Lampedusa deixa 5 migrantes desaparecidos

Ao todo, 15 deslocados foram resgatados e levados a um hotspot

22 out 2020 - 14h59
(atualizado às 16h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos cinco migrantes, incluindo duas crianças e uma mulher grávida, desapareceram nesta quinta-feira (22) após o naufrágio do barco em que viajavam na costa sul da ilha de Lampedusa, no Mediterrâneo central.

Ao todo, 15 deslocados foram resgatados e levados a um hotspot
Ao todo, 15 deslocados foram resgatados e levados a um hotspot
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Uma embarcação de pescadores de Mazara, cidade na região da Sicília, conseguiu resgatar 15 pessoas, incluindo duas mulheres e duas crianças. Todos os sobreviventes foram levados para um hotspot. Do total, ao menos dois migrantes testaram positivo para o novo coronavírus Sars-CoV-2 e, portanto, foram colocados em isolamento.

As autoridades suspeitam que todos sejam "provavelmente" cidadãos líbios. Em publicação nas redes sociais, o enviado especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) para o Mediterrâneo Central, Vincent Cochetel, afirmou que o naufrágio ocorreu após o barco deixar a Líbia, no norte da África.

As buscas pelos outros cinco deslocados estão sendo realizadas por equipes de resgate da Itália e de Malta. Atualmente, não existem barcos humanitários para socorrer os migrantes no Mediterrâneo, mas dezenas de embarcações continuam chegando à costa italiana nas últimas semanas.

De acordo com dados oficiais, mais de 26 mil migrantes desembarcaram na Itália desde o início do ano, contra cerca de 9,3 mil que chegaram no mesmo período em 2019.

Recentemente, o governo italiano aprovou um novo decreto-lei de imigração e segurança que reescreve algumas normas antimigrantes que haviam sido estabelecidas na gestão do líder de extrema direita Matteo Salvini como ministro do Interior (2018-2019).

Os chamados "Decretos Salvini" proibiam os navios humanitários de entrar em águas italianas e aplicavam multas contra as organizações não governamentais.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade