PUBLICIDADE

Mundo

Naufrágio em ilha grega deixa ao menos 50 desaparecidos

Guarda Costeira informou que 29 migrantes foram resgatados

10 ago 2022 - 09h47
(atualizado às 10h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 50 migrantes estão desaparecidos depois do naufrágio de um barco na ilha grega de Karpathos, no Mar Egeu.

Um funcionário da Guarda Costeira da Grécia disse em uma entrevista à agência "AFP" que a embarcação tinha por volta de 80 pessoas a bordo, mas apenas 29 foram resgatadas.

Desde as primeiras horas desta quarta-feira (10), as autoridades gregas estão procurando pelos migrantes desaparecidos, cujo barco afundou depois de ter saído da costa turca. A embarcação teria partido da cidade de Antalya e se dirigia para a Itália.

A Guarda Costeira da Grécia também informou que "muitos dos sobreviventes não usavam coletes salva-vidas".

A perigosa travessia entre as ilhas gregas e a costa turca no Mar Egeu, localizada no leste do Mediterrâneo, custa a vida de vários migrantes e refugiados que tentam chegar à Europa a bordo de barcos improvisados para escapar das guerras e da miséria.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) apontou que ao menos 64 pessoas morreram no Mediterrâneo oriental desde janeiro de 2022. Já no ano passado, 111 indivíduos acabaram falecendo durante a travessia.

O último naufrágio registrado no Mar Egeu ocorreu em 19 de junho, quando oito pessoas morreram na costa da ilha de Mykonos e 108 foram salvas. As autoridades gregas alertaram que o número de chegadas de migrantes no país aumentou este ano, especialmente da Turquia.

Atenas acusa Ancara de ignorar as práticas dos contrabandistas e permitir a chegada de migrantes à Grécia, violando um acordo fechado em 2016 que inclui um esforço dos turcos para limitar esse processo de seu território em troca de ajuda financeira europeia. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade