PUBLICIDADE

Mundo

Nasa retoma voo espacial a partir dos EUA com lançamento da SpaceX

30 mai 2020 - 16h19
(atualizado às 17h28)
Compartilhar
Exibir comentários

A SpaceX, empresa privada de foguetes do empresário bilionário Elon Musk, lançou dois americanos em órbita da Flórida neste sábado, em uma missão que marca o primeiro voo espacial dos astronautas da NASA em solo norte-americano em nove anos.

Um foguete SpaceX Falcon 9 decolou do Kennedy Space Center às 16:22 (no horário de Brasília), lançando Doug Hurley e Bob Behnken em uma viagem de 19 horas a bordo da recém-projetada cápsula Crew Dragon da empresa com destino à Estação Espacial Internacional.

A primeira tentativa de lançamento da missão, na quarta-feira, foi abortada a menos de 17 minutos no relógio por causa de um clima de tempestade em torno do Centro Especial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida.

A plataforma de lançamento é a mesma usada para o último voo do ônibus especial da Nasa, pilotado por Hurley, em 2011. Desde então, astronautas da Nasa tiveram que pegar carona na nave espacial russa Soyuz.

O chefe da Nasa, Jim Bridenstine, disse que retomar o envio de astronautas americanos em foguetes produzidos pelos EUA, em solo americano, é a prioridade da agência espacial.

A última vez que a Nasa lançou astronautas ao espaço em um novo veículo foi 40 anos atrás, no começo do programa do ônibus espacial.

Hurley, 53 anos, e Behnken, 49 anos, funcionários da Nasa sob contrato para voar com a SpaceX, devem permanecer várias semanas na estação espacial, auxiliando uma equipe desfalcada no laboratório orbital.

A Boeing está produzindo seu próprio sistema de lançamento para competir com a SpaceX e deve colocar no ar seu CST-100 Starliner com astronautas a bordo pela primeira vez no próximo ano. A Nasa concedeu quase 8 bilhões de dólares à SpaceX e à Boeing para o desenvolvimento de seus foguetes rivais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade