PUBLICIDADE

Mundo

Nasa escolhe SpaceX para próxima missão à Lua

Operação deve levar primeira mulher ao astro

17 abr 2021 - 11h38
(atualizado às 12h32)
Compartilhar
Exibir comentários

A Nasa anunciou que escolheu a empresa SpaceX para fazer a sua próxima missão à Lua, anunciou a agência norte-americana na noite desta sexta-feira (16). O acordo foi fechado em US$ 2,89 bilhões e deve ainda levar a primeira mulher para o satélite natural da Terra.

Missão quer levar astronautas à Lua em 2024
Missão quer levar astronautas à Lua em 2024
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"A Nasa e nossos parceiros completarão a primeira missão de demonstração tripulada à superfície da Lua no século 21, enquanto a agência dá um passo adiante para a igualdade das mulheres e a exploração do espaço profundo de longo prazo. Esse passo crucial coloca a humanidade em um caminho para a exploração lunar sustentável e mantém nossos olhos em missões mais distantes no sistema solar", disse a assessora da Direção de Missão de Explorações Humanas e Operações da Nasa, Kathy Lueders.

O contrato foi firmado no âmbito do programa Artemis, que planeja o retorno à Lua em 2024 com quatro astronautas. A SpaceX deve usar a HLS Starship para a missão.

O Artemis está criando o novo grande lançador da Nasa, o Space Launch System (SLS), que deve enviar os astronautas ao Espaço integrado à cápsula Orion.

Uma vez na órbita lunar, dois astronautas deixarão a Orion para a nave da SpaceX, que os deixará na Lua. A meta é que eles fiquem no astro por uma semana e retornem para a Orion, onde se encontrarão com os outros dois tripulantes e voltarão para a Terra. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade