PUBLICIDADE

Mundo

Nasa adia 1º voo de helicóptero Ingenuity em Marte

Voo experimental poderá ocorrer no próximo dia 14 de abril

11 abr 2021 - 14h35
(atualizado às 16h17)
Compartilhar
Exibir comentários

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, adiou para pelo menos a próxima quarta-feira (14) o primeiro voo experimental do helicóptero Ingenuity em Marte, que estava previsto para ocorrer neste domingo (11).

Voo experimental poderá ocorrer no próximo dia 14 de abril
Voo experimental poderá ocorrer no próximo dia 14 de abril
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A decisão foi anunciada em comunicado emitido pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da Nasa, após o recebimento de novos dados na última sexta-feira (9).

"Durante um teste de rotação de alta velocidade dos rotores, a sequência de comando que controlava o teste terminou mais cedo, devido a uma expiração do temporizador 'watchdog'. Isso ocorreu quando ele estava tentando fazer a transição do computador, de 'pré-voo' para o 'modo voo'", diz o texto.

Segundo a agência espacial, "o helicóptero está seguro e saudável e comunicou sua telemetria completa à Terra.

O cronômetro de watchdog supervisiona a sequência de comandos e alerta sobre quaisquer problemas potenciais, além de conferir a segurança para que o sistema não prossiga se ocorrer um erro.

Agora, a equipe do helicóptero está fazendo uma revisão no equipamento para entender o problema e assim dar continuidade ao teste de velocidade total.

Desta forma, no próximo dia 14 de abril, o pequeno helicóptero poderá se tornar o primeiro equipamento construído na Terra a fazer um sobrevoo em outro planeta.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade