PUBLICIDADE

Mundo

Nas ruas de Istambul, turcos veem atuação dos EUA por trás de crise da lira

10 ago 2018 - 12h25
Compartilhar
Exibir comentários

Serap, uma atendente de 23 anos de uma loja de roupas no centro de Istambul, tem certeza sobre quem culpar pelo declínio acentuado na moeda turca. "Essa crise é criada pela América", disse.

Pessoas trocam dinheiro em casa de câmbio de Istambul 10/08/2018 REUTERS/Murad Sezer
Pessoas trocam dinheiro em casa de câmbio de Istambul 10/08/2018 REUTERS/Murad Sezer
Foto: Reuters

A lira desvalorizou mais de 35 por cento contra o dólar neste ano e alcançou uma nova mínima nesta sexta-feira, seu maior declínio diário desde a crise financeira turca de 2001.

Os preços dos alimentos, alugueis e combustíveis na Turquia subiram. A operadora estatal de oleodutos elevou na semana passada o preço do gás natural para produção de eletricidade em 50 por cento.

Os sentimentos de Serap sobre as causas da crise são compartilhados por muitos turcos e sinalizam por que o apoio ao presidente Tayyip Erdogan, que venceu a reeleição em junho com poderes presidenciais elevados, parece intocado, ao menos por enquanto.

Seus leais apoiadores veem a liquidação na moeda como uma tentativa dos Estados Unidos de abalar a Turquia e seu presidente.

"Se eles têm seus dólares, nós temos nossas pessoas, nosso Deus", disse Erdogan em um discurso durante esta madrugada, classificando a queda da lira como uma campanha contra o país.

Os comentários dominaram a mídia pró-governo nesta sexta-feira. Jornais e redes de televisão têm classificado a crise da lira como um assalto político, decorrente de sanções impostas pelos EUA sobre dois ministros turcos na última semana em uma divergência sobre a prisão de um pastor evangélico norte-americano, Andrew Brunson.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade