PUBLICIDADE

Mundo

Narcotraficante 'Otoniel' deve ser extraditado aos EUA

Duque disse esperar que isso ocorra "o quanto antes"

25 out 2021 - 12h05
(atualizado às 13h05)
Compartilhar
Exibir comentários

O narcotraficante colombiano Dairo Antonio Úsuga, mais conhecido como "Otoniel", deve ser extraditado para os Estados Unidos.

Dairo Antonio Úsuga, o 'Otoniel', lidera o Clã do Golfo
Dairo Antonio Úsuga, o 'Otoniel', lidera o Clã do Golfo
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Em entrevista ao jornal local El Tiempo, o presidente da Colômbia, Iván Duque, disse que isso deve acontecer "o quanto antes".

Chefe do Clã do Golfo, Otoniel foi preso no último sábado (23), em Necoclí, perto da fronteira com o Panamá, e é alvo de um processo de extradição nos EUA, que ofereciam US$ 5 milhões por informações que levassem à sua captura.

"Otoniel deve ser extraditado o quanto antes. Esse processo deve ser ágil e, uma vez que ele cumpra suas condenações por narcotráfico nos EUA, deve responder por todos os seus crimes na Colômbia", disse Duque.

Segundo o presidente, "a extradição desse bandido é urgente para a segurança do hemisfério e para que se conheça toda a rede de vínculos entre os cartéis dos diversos países".

No último fim de semana, Duque definiu a prisão de Otoniel como o "golpe mais duro contra o tráfico de drogas neste século" na Colômbia, algo comparável apenas "à queda de Pablo Escobar".

A operação de captura mobilizou cerca de 500 agentes, sendo que um policial acabou morto, e 22 helicópteros. O Clã do Golfo é uma quadrilha de narcotraficantes que também combatia guerrilhas da esquerda, embora o próprio Otoniel tenha lutado por uma organização armada marxista no fim dos anos 1980.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade