0

"Não interfira nas eleições", diz Trump a Putin durante G20

Presidentes tiveram reunião de 80 minutos no G20 de Osaka

28 jun 2019
11h47
atualizado às 13h25
  • separator
  • 0
  • comentários

Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, se reuniram durante 80 minutos em Osaka, no Japão, nesta sexta-feira (28), à margem da cúpula do G20.

 Presidente dos EUA, Donald Trump
28/06/2019
REUTERS
Presidente dos EUA, Donald Trump 28/06/2019 REUTERS
Foto: Reuters

Segundo o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, os dois líderes conversaram sobre as crises na Ucrânia e na Síria e sobre temas relativos à "estabilidade estratégica".

No início da reunião, Trump brincou com Putin e pediu para ele "não interferir" nas eleições de 2020, ironizando as investigações sobre um suposto conluio entre membros de sua campanha em 2016 e representantes do Kremlin.

Esse foi o primeiro encontro entre eles após a conclusão do inquérito do procurador especial Robert Mueller, que inocentou Trump de atuar em parceria com Moscou, mas não descartou a hipótese de obstrução de Justiça.

Também foi a primeira reunião entre Trump e Putin desde o encontro de julho passado, em Helsinque, na Finlândia, quando o americano criticou publicamente os serviços de inteligência de seu país e evitou criticar seu colega russo.

O presidente dos EUA já teve encontros no G20 com Jair Bolsonaro, com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e com os primeiros-ministros Shinzo Abe (Japão) e Narendra Modi (Índia). As reuniões se concentraram em questões comerciais.

China

Trump ainda tem um encontro marcado com o presidente da China, Xi Jinping, em meio aos entraves nas negociações para um acordo comercial entre os dois países. Negociadores dos dois lados já tiveram uma reunião em Osaka, em busca de um pacto que coloque fim à guerra tarifária iniciada por Trump. "Veremos o que acontece amanhã [29], será um dia emocionante", declarou o presidente dos EUA, após o encontro com Bolsonaro.

Ansa - Brasil   
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade