PUBLICIDADE

Mundo

Não está claro quem no Irã ordenou plano de bombardear reunião na França, diz Macron

12 out 2018 - 15h06
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse nesta sexta-feira que não estava claro se um ataque frustrado contra um grupo de oposição iraniano baseado em Paris teria sido ordenado por autoridades do alto escalão em Teerã.

"Como você sabe, o Irã às vezes é dividido em diferentes facções e tensões, e por isso não posso dizer hoje se a ordem veio do topo ou desse serviço (de segurança) ou daquela divisão", disse ele à televisão France 24, durante uma entrevista.

O Ministério das Relações Exteriores da França afirmou em 2 de outubro que não havia dúvida de que o Ministério da Inteligência iraniano estava por trás do complô de junho e congelou bens pertencentes a serviços de inteligência de Teerã e a dois cidadãos iranianos.

O ataque teve como alvo uma reunião do Conselho Nacional de Resistência do Irã (NCRI, na sigla em inglês). O advogado Rudy Giuliani, que presta serviço para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e vários ex-ministros europeus e árabes participaram do encontro.

A Bélgica acusou um diplomata iraniano e três outras pessoas no dia 10 de outubro pelo planejamento de bombardear a reunião. Dois dos suspeitos foram interceptados pela polícia belga.

Um alto funcionário francês disse à Reuters que o plano provavelmente foi criado por radicais que querem minar o presidente Hassan Rouhani, que tem tentado melhorar as relações do Irã com o mundo exterior.

Macron disse que ainda aguarda explicações, mas que Rouhani não lhe deu nenhuma durante dois contatos que teve com o presidente iraniano.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade