PUBLICIDADE

Mundo

Mulher de jornalista da Reuters preso em Mianmar dá à luz uma menina

10 ago 2018 - 12h01
Compartilhar
Exibir comentários

A esposa do jornalista da Reuters Wa Lone, que pode receber uma pena de até 14 anos de prisão em Mianmar por supostamente violar a Lei de Segredos Oficiais da era colonial, deu à luz uma menina nesta sexta-feira.

Pan Ei Mon, mulher de jornalista da Reuters detido em Mianmar Wa Lone, abraçada com filha do casal em hospital de Yangon 10/08/2018 REUTERS/Ann Wang
Pan Ei Mon, mulher de jornalista da Reuters detido em Mianmar Wa Lone, abraçada com filha do casal em hospital de Yangon 10/08/2018 REUTERS/Ann Wang
Foto: Reuters

Wa Lone, de 32 anos, e seu colega Kyaw Soe Oo, de 28 anos, estão detidos desde novembro e foram acusados de obter documentos de Estado secretos em um caso visto por muitos como um teste da liberdade de imprensa no país do sudeste asiático.

Pan Ei Mon, mulher de Wa Lone, deu à luz uma menina batizada de Thet Htar Angel, que é a primeira filha do casal, em um hospital de Yangon na manhã desta sexta-feira.

"Eu tenho desejado que Wa Lone esteja livre mesmo antes de saber que estava grávida, e agora quero ainda mais que ele fique livre", disse Pan Ei Mon, de 35 anos, com o bebê nos braços.

Wa Lone passou a maior parte da gravidez da esposa detido.

Os assassinatos ocorreram durante uma operação repressiva do Exército que agências da Organização das Nações Unidas (ONU) disseram ter levado quase 700 mil pessoas a fugirem para Bangladesh.

O tribunal de Mianmar que julga o caso contra Wa Lone e Kyaw Soe Oo deve ouvir os argumentos finais em 20 de agosto, e o juiz Ye Lwin emitirá um veredicto nas semanas seguintes.

Os jornalistas se declararam inocentes das acusações e disseram ao tribunal que foram incriminados por policiais que plantaram documentos em ambos.

Stephen J. Adler, presidente e editor-chefe da Reuters, parabenizou o casal pelo nascimento de Thet Htar Angel.

"Embora este devesse ser um momento de grande alegria para eles, é triste e perturbador que Wa Lone não tenha estado presente ao nascimento de sua filha por continuar encarcerado devido a acusações infundadas".

"Continuaremos a fazer tudo que pudermos para apoiá-los durante esta separação difícil, e mantemos a esperança de que tanto Wa Lone quanto Kyaw Soe Oo serão libertados em breve e se reencontrarão com suas famílias".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade