PUBLICIDADE

Mundo

Mugabe renuncia à Presidência do Zimbábue após 4 décadas no poder

21 nov 2017 - 14h24
(atualizado às 14h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Robert Mugabe renunciou como presidente do Zimbábue nesta terça-feira, pouco após o Parlamento ter aberto um processo de impeachment para encerrar seu regime de quatro décadas.

Robert Mugabe durante cerimônia de graduação de universidade em Harare
17/11/2017 REUTERS/Philimon Bulawayo
Robert Mugabe durante cerimônia de graduação de universidade em Harare 17/11/2017 REUTERS/Philimon Bulawayo
Foto: Reuters

O político de 93 anos se segurava no poder há uma semana, desde que o Exército assumiu o controle e ele foi expulso de seu próprio partido, o ZANU-PF, que também cobrava sua renúncia.

Grandes comemorações irromperam durante uma reunião conjunta do Parlamento quando o presidente da casa, Jacob Mudenda, anunciou a renúncia de Mugabe e suspendeu os procedimentos de impeachment.

A origem da queda repentina de Mugabe está na rivalidade existente entre membros da elite governista do país para decidir quem o sucederá, e não em protestos populares contra seu governo.

O Exército assumiu o poder depois que Mugabe demitiu Emmerson Mnangagwa, favorito do ZANU-PF para sucedê-lo, para abrir caminho à sua esposa, Grace, para a Presidência. A primeira-dama de 52 anos era chamada por seus críticos de "Gucci Grace" devido a seu suposto apego por itens de luxo.

Mnangagwa, ex-chefe de segurança conhecido como O Crocodilo, deve assumir como presidente.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade