PUBLICIDADE

Mundo

Mudanças climáticas são apresentadas como batalha pela sobrevivência na COP27

7 nov 2022 - 08h40
(atualizado às 17h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Líderes mundiais e diplomatas apresentaram a luta contra o aquecimento global como uma batalha pela sobrevivência humana durante os discursos de abertura na cúpula do clima, a COP27, no Egito na segunda-feira, com o chefe da Organização das Nações Unidas declarando que a falta de progresso até agora faz com que o mundo acelere em uma "Estrada para o inferno".

As mensagens duras, ecoadas pelos líderes das nações africanas, europeias e do Oriente Médio, estabeleceram um tom urgente quando os governos iniciaram duas semanas de negociações na cidade litorânea de Sharm el-Sheikh para descobrir como evitar o pior das mudanças climáticas.

"A humanidade tem uma escolha: cooperar ou perecer", disse o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, aos delegados, instando-os a acelerar a transição dos combustíveis fósseis e acelerar o financiamento para países mais pobres que lutam contra os impactos climáticos que já aconteceram.

Apesar de décadas de negociações climáticas até agora, os países não conseguiram reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa, e suas promessas de fazê-lo no futuro são insuficientes para impedir que o clima se aqueça a um nível que os cientistas dizem ser catastrófico.

A guerra terrestre na Europa, a deterioração dos laços diplomáticos entre os principais emissores do planeta, Estados Unidos e China, a inflação desenfreada e o fornecimento de energia apertado ameaçam distrair os países mais distantes do combate às mudanças climáticas, disse Guterres, o que ameaça inviabilizar a transição para energia limpa.

"As emissões de gases de efeito estufa continuam crescendo. As temperaturas globais continuam subindo. E nosso planeta está se aproximando rapidamente de pontos de inflexão que tornarão o caos climático irreversível", disse ele. "Estamos em uma estrada para o inferno climático com o pé no acelerador."

O ex-vice-presidente dos EUA Al Gore, também discursou no evento, e disse que os líderes globais têm um problema de credibilidade quando se trata de mudanças climáticas, e criticou a busca contínua de recursos de gás na África pelos países desenvolvidos, que ele descreveu como "colonialismo de combustíveis fósseis".

"Todos nós temos um problema de credibilidade: estamos conversando e começando a agir, mas não estamos fazendo o suficiente", disse Gore.

O presidente francês Emmanuel Macron disse que, embora o mundo esteja distraído por uma confluência de crises globais, é importante não sacrificar os compromissos nacionais para combater as mudanças climáticas.

"Não sacrificaremos nossos compromissos com o clima devido à ameaça russa, em termos de energia", disse Macron, "portanto, todos os países devem continuar cumprindo todos os seus compromissos".

O primeiro-ministro britânico Rishi Sunak disse que a guerra é uma razão para acelerar os esforços para afastar o mundo dos combustíveis fósseis.

"A segurança climática anda de mãos dadas com a segurança energética, a abominável guerra de Putin na Ucrânia e o aumento dos preços da energia em todo o mundo não são motivos para desacelerar as mudanças climáticas. São motivos para agir mais rápido", disse ele.

Os signatários do Acordo de Paris de 2015 se comprometeram a atingir uma meta de longo prazo de impedir que as temperaturas globais subam mais de 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, o limite além do qual os cientistas dizem que as mudanças climáticas correm o risco de ficar fora de controle.

Guterres disse que essa meta só será possível se o mundo puder atingir emissões líquidas zero até 2050. Ele pediu aos países que concordem em eliminar gradualmente o uso de carvão, um dos combustíveis mais intensos em carbono, até o ano de2040 globalmente, com os membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) atingindo essa marca até 2030.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade