PUBLICIDADE

Mundo

Muçulmanos vão a Meca para primeira peregrinação pós-pandemia

1 jul 2022 - 10h19
(atualizado às 10h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Milhares de peregrinos começaram a chegar à cidade sagrada de Meca, na Arábia Saudita, nesta sexta-feira, entre cerca de um milhão de muçulmanos que devem participar da temporada 2022 de peregrinação do haj, após dois anos de interrupção causada pela pandemia de Covid.

Envoltos em mantos brancos, alguns carregando guarda-chuvas contra o sol escaldante do deserto, centenas realizaram o primeiro ritual do haj, que envolve andar em círculo ao redor de Kaaba, o edifício sagrado no centro da Grande Mesquita de Meca.

"Louvado seja Deus... É impossível descrever meus sentimentos agora", disse Ahmed Sayed Mahmoud, um peregrino egípcio. "Estar na Grande Mesquita e na terra das duas mesquitas sagradas me deixa muito feliz."

A Arábia Saudita, lar dos locais mais sagrados do Islã em Meca e Medina, permitiu que viajantes estrangeiros voltassem este ano para realizar o haj. Apenas alguns milhares de cidadãos e residentes sauditas participaram da peregrinação anual nos últimos dois anos, quando a Covid-19 causou estragos na economia global e reduziu as viagens.

No entanto, as autoridades disseram que apenas 1 milhão de pessoas podem aderir à temporada 2022, menos da metade dos níveis pré-pandemia, e o acesso é restrito a peregrinos de 18 a 65 anos que foram totalmente vacinados contra o vírus e não sofrem de doenças crônicas.

Agentes de segurança se misturavam aos peregrinos dentro da mesquita. Uma rede de câmeras de vigilância supervisionava seus arredores e postos de checagem controlavam o acesso à cidade para ajudar a garantir um haj livre de incidentes, após ser marcado no passado por tumultos e incêndios mortais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade