PUBLICIDADE

Mundo

Moscovici, da UE, diz que Brexit está nas mãos do Reino Unido

23 jan 2019 - 12h45
Compartilhar
Exibir comentários

O comissário de Assuntos Econômicos da União Europeia, Pierre Moscovici, disse nesta quarta-feira que o risco de um Brexit sem acordo aumentou nas últimas semanas e que depende do Reino Unido dizer à UE como propõe romper o impasse.

Comissário de assuntos econômicos da União Europeia, Pierre Moscovici, durante coletiva de imprensa em Bruxelas 04/12/2018 REUTERS/Yves Herman
Comissário de assuntos econômicos da União Europeia, Pierre Moscovici, durante coletiva de imprensa em Bruxelas 04/12/2018 REUTERS/Yves Herman
Foto: Reuters

"Certamente a UE está lá, a UE está esperando, a UE está pronta, mas, primeiro, nós precisamos saber com clareza quais são as intenções britânicas e precisamos de alguns esclarecimentos de Londres", disse Moscovici à Reuters durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos.

"Claro que a porta está sempre aberta para discussões, mas não depende de nós dizermos agora ao lado britânico onde eles querem ir. A bola está claramente no campo britânico novamente", disse.

"Não é um problema que possa ser solucionado por Bruxelas, talvez depois em Bruxelas, mas que precisa ser lidado primeiro em Londres".

O Reino Unido deve deixar a União Europeia no dia 29 de março, mas, até agora, não há nenhum acordo sobre os termos da retirada ou sobre seu relacionamento futuro, depois que o Parlamento rejeitou o acordo que a primeira-ministra britânica, Theresa May, firmou com Bruxelas.

Muitos negócios britânicos e europeus temem grande transtorno se o Brexit for adiante dentro de apenas nove semanas sem uma estrutura em vigor.

"Ninguém quer um (Brexit) sem acordo, isso é claro. O Parlamento britânico não quer um (Brexit) sem acordo, o governo britânico não quer um (Brexit) sem acordo, a UE não está interessada em um (Brexit) sem acordo, então precisamos explorar todas as opções que não são um (Brexit) sem acordo", disse Moscovici.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade