PUBLICIDADE

Mundo

Morre Carlo Flamigni, 'pai' da reprodução assistida na Itália

Médico era tido como referência no país europeu e no exterior

5 jul 2020 - 09h29
(atualizado às 11h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Considerado uma das principais referências na Itália e no exterior sobre as técnicas de reprodução assistida e fertilidade, o prestigioso ginecologista e escritor italiano Carlo Flamigni morreu, aos 87 anos, na cidade de Forli, na região de Emilia-Romagna.

Médico era tido como referência no país europeu e no exterior
Médico era tido como referência no país europeu e no exterior
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A informação foi revelada neste domingo (5) pelo filho do especialista, Carlo Andrea, em uma publicação no Facebook. A causa da morte não foi informada. O funeral do médico italiano será realizado entre segunda (6) e terça-feira (7), em Forli, cidade onde morou por mais de 15 anos, junto com sua esposa. Ele deixa dois filhos.

"Oi pai, eu esperava que esse momento nunca chegasse. A dor é pelo menos tão grande quanto o bem que eu queria a você, mas um dia nos veremos novamente", escreveu Andrea.

Ateu de convicção, Flamigni é admirado na Itália por ter dedicado sua vida a lutar pelos direitos das mulheres, sua liberdade de decisão e a defesa de leis como a do aborto.

Nascido em Forlì em 4 de fevereiro de 1933, Flamigni se formou em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Bolonha em julho de 1959, e se especializou em Obstetrícia e Ginecologia.

Durante sua carreira, ele foi membro do Comitê Nacional de Bioética de 1990 a 2017, diretor da clínica obstétrica da Universidade de Bolonha, membro honorário do Conselho de Bioética e membro do Comitê de Ética da Universidade Estadual de Milão.

Além disso, o italiano foi um escritor de renome, tendo como seu livro mais famoso uma publicação de 2011 sobre reprodução assistida, intitulada "La procreazione assistita".

Flamigni ganhou notoriedade ao participar ativamente do debate desenvolvido na Itália no momento da aprovação da lei 40 de 2004, que introduziu o uso da reprodução assistida no país e no trabalho subsequente para modificá-lo.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade