PUBLICIDADE

Mundo

Missionários dos EUA e famílias são sequestrados no Haiti

São ao menos 17 pessoas raptadas em Porto Príncipe

17 out 2021 - 09h35
(atualizado às 13h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Ao menos 17 missionários cristãos norte-americanos e suas famílias, incluindo três crianças, foram raptados por uma gangue em Porto Príncipe, capital do Haiti, neste domingo (17).

Haiti vive grave crise política, social e humanitária há anos
Haiti vive grave crise política, social e humanitária há anos
Foto: A / Ansa - Brasil

Ainda não se sabe se foi feito algum pedido de resgate, mas a embaixada dos Estados Unidos informou que acompanha o caso.

Segundo informações da mídia dos EUA, o grupo era proveniente de Ohio e foi atacado após visitar um orfanato na capital. O rapto ocorreu a cerca de 30 quilômetros do local da visita.

A mídia haitiana afirma que o sequestro foi realizado por um grupo criminoso chamado "400 Mawozo", uma gangue que se especializou em cometer crimes do tipo para ganhar dinheiro e que atua também perto da fronteira com a República Dominicana.

Os criminosos são os mesmos que, em abril deste ano, sequestraram um grupo de 10 pessoas, incluindo dois padres franceses.

Desde o início de 2021, o Haiti já registrou mais de 600 sequestros, conforme as organizações humanitárias que atuam no país. No ano passado, haviam sido 231. A ilha vive uma grave crise social, política e humanitária que foi se ampliando ano após ano.

Em 2021, dois episódios causaram ainda mais problemas: o assassinato do presidente Jovenel Moise por um grupo de criminosos, em julho, e um terremoto de 7,2 graus na escala Richter que destruiu uma parte do território e matou 2,2 mil pessoas em agosto. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade