PUBLICIDADE

Mundo

Mísseis iranianos podem ter sido usados em ataque contra instalações de petróleo, diz CNN

Bases de petróleo na Arábia Saudita foram atacadas no sábado

17 set 2019 - 10h29
(atualizado às 11h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Existem "probabilidades muito altas" de que o ataque contra instalações de petróleo na Arábia Saudita tenha ocorrido com mísseis lançados de uma base iraniana perto da fronteira com o Iraque, informou hoje (17) a rede "CNN".

Mísseis iranianos podem ter sido usados em ataque contra instalações de petróleo, diz CNN
Mísseis iranianos podem ter sido usados em ataque contra instalações de petróleo, diz CNN
Foto: Ansa / Ansa - Brasil

A emissora citou fontes da investigação americana e saudita, as quais excluem que a trajetória dos mísseis seja compatível com um lançamento da região sul, como o Iêmen.

O ataque ocorreu no sábado (14) e atingiu duas instalações da estatal saudita Aramco nas cidades de Buqyaq e Khurais. Uma das refinarias é a maior do mundo em estabilização de petróleo bruto. O incidente fez a produção de petróleo saudita cair drasticamente e agitar o mercado financeiro mundial. Rebeldes houthis, do Iêmen, assumiram a autoria do ataque. No entanto, os EUA e a Arábia Saudita apuram o suposto envolvimento do Irã, que apoia os houthis.

Tensão com o Irã 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que "está certamente parecendo" que o Irã está envolvido nos ataques. O republicano contou que o país "tem várias opções" para lidar com o caso, mas que, no momento, não considera nenhuma delas. Trump disse ainda que "não quer guerra com ninguém".

Já o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, descartou qualquer possibilidade de uma negociação com os EUA. "Não haverá nenhum diálogo com os Estados Unidos de qualquer nível", disse.

"Negociar com os EUA significa imposições das demandas deles sobre o Irã. Negociar significa mostrar o sucesso da política norte-americana de pressão. É por isso que não negociaremos, bilateralmente ou multilateralmente", escreveu em sua conta no Twitter.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade