PUBLICIDADE

Mundo

Missão da Space X só com civis chega à órbita da Terra

É a 1ª vez na história que um voo não conta com astronautas

16 set 2021 - 08h56
Compartilhar
Exibir comentários

A missão da Space X para levar quatro civis para a órbita da Terra foi lançada com sucesso no fim da noite desta quarta-feira (15) da base do Cabo Canaveral, na Flórida, e a cápsula já está fazendo a trajetória prevista.

    Essa é a primeira vez na história que um voo espacial sai do planeta sem contar com astronautas profissionais e é um passo importante para as viagens do tipo no futuro.

    Chris Sembroski, Hayley Arceneaux, Jared Isaacman e Sian Proctor são os primeiros amadores a ir para o espaço em uma cápsula totalmente autônoma. Chamada de "The Inspiration 4", toda a viagem está sendo documentada para virar uma série da Netflix.

    O grupo passou por um treinamento de seis meses e fará experiências científicas, além de monitorar os dados da viagem, mesmo com a cápsula sendo 100% autônoma. Especialistas em Terra também analisam os dados em tempo real.

    A missão irá voar a uma distância de 575 quilômetros, bem superior à distância da Estação Espacial Internacional (ISS), que fica a 408km, e do telescópio Hubble, que está a 540km. Ao todo, o grupo permanecerá três dias em viagem e retornará à Terra no próximo sábado (18).

    O foguete Falcon 9, que se desacoplou da cápsula no início da viagem, também foi recuperado no Oceano Atlântico, em uma plataforma e deve ser reutilizado em próximas saídas da Terra.

    .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade